EV-DOC e as Contas Públicas

A busca por uma maior transparência nos gastos e serviços públicos, atingiu um novo estágio a partir da virada do século, visando garantir a melhora da governança pública. Na área empresarial, já é exigido transparência das tomadas de decisões, logo no caso da administração pública, é necessário um nível de transparência ainda maior, afinal ela deve defender e trabalhar os interesses de todos os cidadãos.

O governo eletrônico brasileiro busca utilizar as tecnologias da informação e comunicação para democratizar o acesso à informação, incentivando a participação da população na formulação de políticas públicas.
Atualmente, os governos federal, estadual, distrital e municipal, se utilizam de portais de transparência na internet para divulgar suas ações, políticas, receitas e despesas, disponibilizando tais dados a toda a sociedade, mas é necessário que o nível de transparência avance no sentido de prestar mais informações além das que são definidas pela legislação brasileira.
No EV-Doc, existe uma funcionalidade que mostra exatamente como estes gastos e serviços estão sendo feitos de acordo com a natureza do serviço e a quantidade de verba a ser executada, pois o Gestor ao cadastrar os dados dos serviços e gastos na base, já estará disponibilizando o acesso às informações de forma padronizada, na área pública do sistema.
A padronização traz consigo inúmeros benefícios para a administração pública, como uma melhor gestão de dados, a melhoria na infraestrutura da informação, a transparência nas contas públicas, a promoção de serviços e a expansão nas ações de políticas públicas. Logo para que o padrão adotado alcance o objetivo com sucesso, deve ser utilizado por todos aqueles que estão envolvidos nas ações e transações que o englobem.

Estado Virtual

Conteúdo Relacionado