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Serviço de TI: quando vale a pena contratar a terceirização? Descubra!

O serviço de TI é um trabalho bastante requisitado no mundo corporativo. Ele consiste na realização de chamados, assistência técnica, atendimento ao cliente e escolha de equipamentos e softwares para uma empresa.

Hoje em dia, a contratação da terceirização de serviços de TI é uma prática em alta entre as companhias e até mesmo nas residências.

Focadas em seu core business, as empresas que buscam um suporte de TI desejam transferir as atividades relacionadas à tecnologia de informação para especialistas nessa área, o que gera grandes benefícios para a contratante, como a redução de custos.

Nas próximas linhas, você vai saber o que é o serviço de TI, por que vale a pena a terceirização e como é o modelo de funcionamento. Continue com a gente e boa leitura!

O que é a terceirização de serviços de TI?

A terceirização de serviços de TI é uma prática de negócios em que a companhia contrata uma empresa para viabilizar o suporte de informática, assim como lidar com operações e oferecer serviços integrados à tecnologia da informação.

Esse modo de trabalho pode ser adotado tanto por empresas que já contam com um departamento de TI, como pelas que ainda não possuem colaboradores para este fim.

O prestador de serviços, também conhecido como fornecedor externo, tem sua própria equipe e sistema para efetuar as tarefas.

Além da montagem, manutenção de equipamentos e realização dos serviços, a terceirizada atua como suporte de TI para empresas, prestando assistência e preservando o desempenho da infraestrutura de softwares, materiais, cabos e servidores.

Como funcionam os serviços de TI?

Uma empresa de suporte de TI pode atender seus clientes de três formas: presencial, remoto e de campo.

O formato presencial, como já diz o nome, é quando um técnico trabalha fisicamente no local, como se fosse um colaborador interno. Ele tende a realizar seu trabalho com agilidade e qualidade, já que conhece o ecossistema tecnológico da empresa.

O suporte de TI remoto resolve questões mais rápidas relacionadas ao software e à infraestrutura. Consistente para empresas de pequeno e médio porte, é um recurso eficiente e de baixo custo. Em casos como lentidão ou falha em softwares e impressoras, o profissional utiliza a internet, de qualquer lugar, para se conectar aos dispositivos.

Já o serviço de TI em campo é quando o remoto tem dificuldades para solucionar o problema e o presencial precisa de ajuda para desenvolver um procedimento mais detalhado. Em geral, tais visitas são esporádicas, pois servem para verificar a normalidade dos cabos, computadores e impressoras.

Diferenças entre help desk, service desk e field service

Existem três termos comuns que representam o serviço de TI: o help desk, o service desk e o field service. Conheça cada um deles!

  • Help Desk: é o profissional requisitado para resolver problemas mais simples ou derivados de uma única fonte, como: alterações de senha, configurações de conta, resolução de um programa que não funciona adequadamente ou problemas de instalação.

  • Service Desk: com abrangência maior do que o help desk, visa melhorar os processos complexos, procurando oportunidades para que tudo seja executado eficientemente. Por isso, a área exige especialistas e maior planejamento.

  • Field Service: é o profissional que vai a campo ao receber chamados não resolvidos pelo Help e Service Desk. Está apto a solucionar questões como manutenção de servidores, computadores, software e proteção de dados, por exemplo.

Serviço de TI: vantagens e desvantagens

Ainda está se perguntando “por que terceirizar serviços de TI”? Então, confira abaixo os prós e contras deste trabalho.

Vantagens

1. Atendimento rápido

Ao entrar em contato com uma empresa de suporte de TI, as soluções surtem efeito logo após a abertura do chamado. Geralmente, isso acontece quando a equipe conhece as falhas e prevê os próximos passos.

2. Redução de tempo

Técnicos especializados registram detalhadamente as ocorrências e podem compilar os dados para testar soluções. Isso minimiza o tempo na hora de resolver o mesmo problema novamente ou quando surge uma situação semelhante para clientes diferentes.

3. Menor custo

Se você é leigo no assunto, o tempo que leva para resolver os problemas de informática desgasta não apenas sua mente, como também as finanças, já que necessita de equipamentos e ferramentas compatíveis com o trabalho.

Por essa razão, uma empresa de suporte de TI minimiza esses custos, pois se responsabiliza por toda a parte operacional.

4. Monitoramento em tempo real

O suporte de TI está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, garantindo que você tenha profissionais prontos para atendê-lo no momento em que precisar. Nesse aspecto, o suporte remoto gera maior visibilidade.

Desvantagens

1. Diminuição do controle da empresa sobre os processos de TI

Com a terceirização dos serviços de TI, pode ser que a empresa contratante perca parte do controle sobre os processos relacionados à tecnologia da informação. Isso porque ela transfere toda a responsabilidade do setor para a empresa externa.

2. Falta de sintonia

Pode acontecer de a empresa contratante manter alguns de seus processos de tecnologia da informação em vez de terceirizar o departamento por completo, gerando incompatibilidade com o serviço contratado.

3. Risco de confidencialidade

Os atendentes podem colocar em risco a segurança dos dados de uma empresa, algo que a equipe de suporte preserva com veemência. Logo, manter-se atento à situação pode ajudá-lo a controlar os problemas com mais facilidade.

Onde encontrar serviços de TI para empresas?

Ao longo deste artigo, vimos que o serviço de TI é algo indispensável para o bom funcionamento dos sistemas.

Se ficou claro para você a importância deste trabalho e deseja procurar um serviço como esse, busque as melhores empresas de suporte de TI do mercado. Elas trazem o melhor custo-benefício, eficiência e credibilidade.

Compare com as demais concorrentes para chegar a uma conclusão e, assim, obtenha um serviço compatível com as demandas do seu negócio.

Este post foi escrito especialmente para o blog Estado Virtual e é uma iniciativa do oHub de apresentar os benefícios do serviço de TI.

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