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BPM - Indústria de Energia

 

 

A utilização da solução BPM está mais próxima do que se imagina, pois a mesma pode ser implantada em qualquer ramo de atividade existente, como é o caso das indústrias de energia, negócio caracterizado pela falta de concorrência no mercado, logo segue um caso de uma determinada empresa que presta serviço para fornecedores de energia.

 

O Diretor da Empresa X é considerado um líder consistente, confiável e centrado nos funcionários, no ramo há 15 anos ele destaca o fato de que, melhorias operacionais constantes são necessárias. Entretanto ele considera que seus colegas de trabalho são bastante relutantes em mudar o status quo, visto que a empresa é fornecedora exclusiva de serviços nas áreas de finanças, compras, RH, e TI, para um conjunto de fornecedores de eletricidade pertencentes ao governo.

 

A rotatividade de pessoal dentro da empresa é alto, visto que muitos saem depois de alguns anos, com isso novos membros precisam der contratados e treinados com frequência, principalmente pelo fato do ambiente não ser dinâmico, ou seja, os funcionários se sentem reduzidos a funções transacionais, ocasionando em uma diminuição de oportunidades para contribuir em uma mudança organizacional, logo os funcionários mais jovens não gostam da cultura corporativa tradicional baseada em hierarquias e linha de subordinações rigorosas.

 

A equipe de TI existente se concentra no desenho de uma arquitetura de processos e de modelos detalhados que capturem os processos existentes, assim sendo, a melhoria dos processos atuais não é uma tarefa central, e apesar disso, o repositório da empresa se mostra muito complexo.

 

Entretanto tais modelos de processo, que estão disponíveis na Intranet, não são observados por uma minoria de funcionários, e quando os mesmos tentam entender, ele tem uma enorme dificuldade para compreender a complexidade das tarefas, eventos, mensagens, dados, etc. Com isso ninguém sabe se os funcionários realmente seguem os processos desenhados, afinal todo o valor do repositório é questionado, pois o processo não possui dono, e os funcionários não conseguem ver o valor na governança de processos.

 

O Diretor e a equipe executiva da empresa X, a cada dia mais recebem relatos de órgãos públicos que implantaram o BPM com êxito, fato que lhe parece similar, levando-se em conta que os esforços para a construção de um grande repositório estão fracassando, tendo em consideração os elevados custos de seu desenvolvimento e sua subutilização.

 

Logo se deve pensar, como implantar um BPM de forma inteligente e eficiente, visando à melhoria dos processos dentro de uma organização? A resposta vem primeiramente através de uma avaliação da cultura organizacional, para formular uma integração da gestão da mudança com a gestão de processos, incluindo a satisfação dos funcionários nos modelos de processos, capturando os objetivos e a visão dos processos em cada modelo, tudo isso com técnicas simplificadas de modelagem (palavras-chave da BPMN e montagem de cenários).

 

 
 
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