AUTOMATIZAÇÃO DE PROCESSOS

A automatização de processos de uma empresa nada mais é do que tornar mais eficiente, com menor custo e melhor tempo de resposta em todas as ações executadas. Isso é obtido através da substituição de interação humana por processos lógicos automáticos e integração de sistemas.

Isso pode parecer complexo mas já faz parte do cotidiano. Quando você efetua uma compra no cartão de débito e logo depois recebe uma mensagem no celular confirmando ou pedindo confirmação da transação, você pode ver quão eficiente esse processo é. Milhões de transações acontecem todos os dias, e esse processo seria muito lento, sujeito a falhas e muito caro se fosse executado por humanos. Então vemos nesse exemplo as seguintes características:

  • Não há interação humana, o sistema do banco comunica direto com o sistema da operadora de celular;
  • Essa é uma tarefa simples, repetitiva e que acontece o tempo todo;
  • Pelo fato do sistema do banco encaminhar diretamente para o sistema da operadora, retira-se o fator humano tornando muito mais rápido e confiável.

Esse processo, quando bem automatizado, libera a força de trabalho para atuar onde pode ser mais produtivo, como setores criativos e de gestão, deixando essas tarefas repetitivas para o equipamento.

Nem sempre é possível ter todas as características num processo automatizado, mas quanto mais próximo do exemplo citado melhor será seu desempenho.

E é nesse intuito que a Estado Virtual trabalha desde 2001 para tornar o seu negócio mais eficiente, com menor custo e maior alcance.