SP 0800­.608­.9010 | DF (61)­ 3574-9000
TEL: 0800­.608­.9010

Arquivo, Arquivologia e Arquivística

 

 

A Arquivologia é uma Ciência e disciplina que objetiva gerenciar todas as informações que possam ser registradas em documentos de arquivos. Para tanto, utiliza-se de princípios, normas, técnicas e procedimentos diversos, que são aplicados nos processos de composição, coleta, análise, identificação, organização, processamento, desenvolvimento, utilização, publicação, fornecimento, circulação, armazenamento e recuperação de informações.

 

Com suas bases modernas fundamentadas na Revolução Francesa, a arquivologia custodia a informação que tem por objetivo tornar-se evidência ou prova de que algum evento ocorreu. Também a este campo do conhecimento cabe estudar a informação ligada a processos de trabalho. Ainda hoje há aqueles que confundem as funções e práticas de bibliotecas, museus e arquivos, visto que essas três instituições se ocupam da guarda, conservação e processamento de documentos para uso futuro ou corrente. No entanto a natureza do documento e a finalidade de cada instituição, distingue cada uma delas. Essas três entidades que se ocupam da guarda de documentos podem ser chamadas de órgãos de documentação.

 

Designação surgida no séc. XIX que foi se impondo ao longo do séc. XX em países como a Itália, França, Portugal e Espanha, entre outros, ela se caracteriza por uma abordagem científica (discursiva e racional) sobre Arquivo, quer enquanto espaço institucional e/ou funcional, quer quanto ao que esse espaço contém (incorpora, acumula e disponibiliza), afinal trata-se de um ramo ou disciplina aplicada da Ciência da Informação que incide sobre a produção, organização, fluxo, recuperação e uso, armazenamento e preservação da informação de diferentes tipos (e não apenas administrativa) feita e recebida por organizações públicas e privadas.

 

Por meio de um quadro conceitual e de uma metodologia própria e específica, a Arquivologia ou Arquivística, estuda e trata os dados contidos nos documentos, transformando-os em informação potencialmente capaz de produzir conhecimento e desenvolvimento social. A área de atuação da Arquivologia compreende a gestão da produção, do processamento e da disseminação da informação corrente, necessária e básica para a tomada de decisões na administração contemporânea. Seu objeto de estudo e intervenção, é a informação arquivística, isto é, uma informação de natureza orgânica e funcional, pública ou privada, coletiva ou pessoal, produzida, recebida e acumulada por pessoa física ou jurídica em razão de seus objetivos. Com a gestão da informação arquivística assegura-se a constituição e a preservação da memória institucional e pessoal.

 

A Arquivologia é uma área do conhecimento onde o ensino interdisciplinar prevalece, afinal fazem parte desse universo dos clássicos da Arquivologia e primeiros grandes manuais, os artigos e obras com a produção científica contemporânea. Com isso, se faz necessário conhecer a legislação nacional pertinente, preparar-se para participar das decisões em diferentes níveis atuando politicamente, estar atualizado com a plataforma tecnológica existente e com os sites institucionais, acadêmicos e governamentais disponíveis na Internet, bem como conhecer os princípios da moderna administração, organização e método.

 

 
 
www.estadovirtual.com.br