Qual a importância do monitoramento de rede?

Com a utilização de tecnologias online cada vez maior por parte das empresas, surge então a necessidade de se garantir que todos os serviços, e os equipamentos onde esses serviços acontecem, continuem sendo executados e estejam disponíveis o tempo todo.

Para se ter a garantia de disponibilidade serviços, surgiram inúmeros equipamentos com inovações surpreendentes com funcionalidades nunca antes pensadas, mas que mesmo assim não garantem que erros não aconteçam, sejam eles mecânicos ou humanos. E é aí que entra o monitoramento de rede, que num primeiro momento alerta sobre um problema ocorrido e chama atenção para que uma ação seja tomada, e com o passar do tempo, consegue até mesmo prever incidentes e alertar sobre a necessidade de uma ação antes mesmo que o problema ocorra. Essas características associadas a uma boa gestão do monitoramento garantirão a continuidade de serviços e prevenirão perdas dados e ou financeiras.

Estar suscetível a essas vulnerabilidades pode não apenas deixar um serviço temporariamente fora do ar, mas ter impacto considerável na produção, credibilidade afetada perante cliente/mercado, além de prejuízos financeiros consideráveis. Com uma boa gestão de monitoramento além de poder agir antes de o problema acontecer, o gestor poderá traçar estratégias baseadas nos dados colhidos que poderão expandir a rede ou mesmo melhorar um serviço ou produto.