SP 0800­.608­.9010 | DF (61)­ 3574-9000
TEL: 0800­.608­.9010


O que é SCORM?

O SCORM é um conjunto de normas técnicas para produtos de software de e-learning. SCORM diz aos programadores como escrever seu código para que ele possa "jogar bem" com outros softwares de e-learning. É o padrão da indústria de facto para a interoperabilidade do e-learning. Especificamente, o SCORM governa como o conteúdo de aprendizagem online e os Learning Management Systems (LMSs) se comunicam entre si. SCORM não fala com design instrucional ou qualquer outra preocupação pedagógica - é puramente um padrão técnico.



Você pode me ajudar com um exemplo ou analogia?

Vamos pegar DVDs, por exemplo. Quando você compra um novo filme em DVD, você não precisa verificar se ele funciona com sua marca de DVD player. Um DVD regular será reproduzido em um Toshiba da mesma forma que em uma Panasonic. Isso ocorre porque os filmes em DVD são produzidos usando um conjunto de padrões. Sem esses padrões, um estúdio lançando um novo filme em DVD teria um grande problema. Eles precisariam fazer DVDs formatados diferente para cada marca de leitor de DVD. Foi assim que a aprendizagem on-line costumava ser antes da criação do SCORM.



O padrão SCORM garante que todos os conteúdos de e-learning e LMSs podem trabalhar uns com os outros, assim como o padrão DVD garante que todos os DVDs serão reproduzidos em todos os aparelhos de DVD. Se um LMS é compatível com SCORM, ele pode reproduzir qualquer conteúdo que seja compatível com SCORM, e qualquer conteúdo compatível com SCORM pode ser reproduzido em qualquer LMS compatível com SCORM.



O custo da integração de conteúdo







O que o SCORM representa?

SCORM significa "Modelo de Referência de Objeto de Conteúdo Compartilhado".



"Objeto de conteúdo compartilhado" indica que o SCORM tem a ver com a criação de unidades de material de treinamento on-line que podem ser compartilhadas entre sistemas. O SCORM define como criar "objetos de conteúdo compartilháveis" ou "SCOs" que podem ser reutilizados em diferentes sistemas e contextos.



O "Modelo de Referência" reflete o fato de que o SCORM não é realmente um padrão. A ADL não escreveu SCORM desde o início. Em vez disso, eles notaram que a indústria já tinha muitos padrões que resolveram parte do problema. O SCORM simplesmente faz referência a esses padrões existentes e diz aos desenvolvedores como usá-los corretamente.



Você produz SCORM?

Não. SCORM é produzido pela ADL, um grupo de pesquisa patrocinado pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos (DoD). Rustici Software é uma empresa independente que se especializa em ajudar outras empresas a tornarem-se conformes SCORM.



Então, como vocês se encaixam na foto?

Estamos aqui para ajudar você a entender SCORM. Nós amamos responder a perguntas sobre um email ou uma chamada de telefone. Temos produtos que tornam o SCORM fácil para você. O mecanismo SCORM é o caminho mais fácil para tornar seu LMS compatível com SCORM. O SCORM Cloud é o lugar perfeito para testar seu conteúdo SCORM, entregá-lo em qualquer lugar da web e acompanhá-lo. SCORM Driver é a maneira mais rápida de fazer sua ferramenta de autoria produzir material conforme SCORM.



Qual é o futuro do SCORM?

A próxima geração do SCORM está acontecendo agora. É chamado de Tin Can API. Trabalhamos em estreita colaboração com a ADL, transmitindo nossa década de conhecimento SCORM para garantir que a API Tin Can seja um grande salto para a comunidade de e-learning. E você sabe o que é bom? Todos os nossos produtos já incluem suporte à API Tin Can - se você quer uma loja de registro de aprendizagem hospedada ou instalada (LRS), ou você só quer enviar a atividade Tin Can de seu conteúdo para um LRS.



Como posso saber mais?

Saiba mais sobre o SCORM a partir de uma perspectiva de negócios.



Leia sobre a implementação técnica do SCORM.



Encontre mais recursos, incluindo um glossário de termos comuns do SCORM, um cartaz de referência do SCORM e links para outros sites sobre o SCORM.

www.estadovirtual.com.br